O perfil das mulheres empreendedoras no Brasil
Os dados que mostraremos a seguir fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019.
Vamos começar pela localização: a maior concentração está nas regiões sudeste (53,2%), sul (19,5%) e nordeste (15,9%). Nas regiões centro-oeste e norte constam apenas 7,1% e 4% das mulheres empreendedoras do Brasil, respectivamente.
Em relação ao ramos, 33% das mulheres empreendedoras investem no comércio de produtos.
20% estão no ramo alimentício e 12% na indústria de transformação.
36% das empreendedoras obtém receita de até R$2.500 por mês.
33% faturam mais de R$10 mil.
53,2% possuem entre 31 a 50 anos.
79% possuem ensino superior ou mais.
Suas principais motivações são:Trabalhar com o que gosta para 66%;
- Realizar um sonho (34%);
- Flexibilidade de horários (52%);
- Ter uma renda melhor do que trabalhando para os outros (40%).
Fomentar o empreendedorismo feminino é fundamental para que as mulheres possam aumentar seus rendimentos, gerar empregos, ter sustentabilidade no mercado e, sobretudo, ser independentes e protagonistas de suas vidas.
Nos últimos dois anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. Com o avanço, a atividade empreendedora passou a conferir às donas de negócio a principal posição em casa, superando o percentual de mulheres na condição de cônjuge (situação verificada quando a principal renda familiar provém do marido).
Essa posição caiu de 49% para 41% nos últimos anos, conforme o relatório especial produzido pelo Sebrae. O estudo constatou ainda que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira.
Otimo conteudo.
CurtirCurtir